quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aspecto de um furacão

Aspecto de um furacão 

 
Furacão, também chamado em alguns lugares de tufão, é um fenômeno climático que corresponde à enormes tempestades tropicais que ocorrem com maior freqüência no hemisfério norte, apesar de não se descartar a possibilidade de ocorrer no hemisfério sul, devido às alterações provocadas pelo aquecimento global.
Geralmente os furacões acontecem no final do verão e início do outono. Esse fenômeno é originado a partir de alterações bruscas na temperatura dos oceanos e também nas áreas continentais.
Esse fenômeno climático recebe diferentes denominações, na China são chamados de tufão, já no Caribe furacão, em suma quando ocorre no Oceano Atlântico é denominado de furacão e no Pacífico tufão.
Devido à agressividade dos ventos, em seu percurso provoca uma série de prejuízos materiais destruindo casas, pontes, indústrias, hospitais e vítimas humanas, deixando milhares de feridos, desabrigados e às vezes mortos.
Os furacões recebem nomes pelos meteorologistas de acordo com sua intensidade. Esse fenômeno é classificado a partir de dois critérios, a velocidade dos ventos e o grau de destruição com seus respectivos prejuízos. Além disso, o fenômeno climático de acordo com sua classificação é dividido em cinco níveis denominados de Saffir-Simpson, a partir do nível três já ocorrem destruições. 
Estados Unidos é o país que mais convive com esse tipo de fenômeno, nas primeiras décadas do século XX, na cidade texana de Galvestone um furacão vitimou fatalmente oito mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário